terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fórmulas de conversão de temperaturas / Zero absoluto










































Fórmulas de conversão de temperaturas
Conversão de para Fórmula
Grau CelsiusGrau Fahrenheit°F = °C × 1,8 + 32
Grau FahrenheitGrau Celsius°C = (°F − 32) / 1,8
Grau CelsiuskelvinK = °C + 273,15
KelvinGrau Celsius°C = K − 273,15
Grau CelsiusRankine°R = (°C + 273,15) × 1,8
RankineGrau celsius°C = (°R ÷ 1,8) – 273,15


Zero absoluto


O zero absoluto, ou zero Kelvin (0 K), corresponde à temperatura de -273,15 °C  ou -459.67 °F , 0 °Ra ou -218,52 °Ré. O zero absoluto é um conceito no qual um corpo não conteria energia alguma. Todavia, as leis da termodinâmica mostram que a temperatura jamais pode ser exatamente igual a zero Kelvin, ou -273,15 °C; este é o mesmo princípio que garante que nenhum sistema tem uma eficiência de 100%, apesar de ser possível alcançarem-se temperaturas próximas de 0 K, ou para ser mais exato, chegou-se a -273,12 °C. Ainda que alguns objetos possam ser resfriados a esse ponto, para um corpo chegar ao zero absoluto, não poderá conter energia sobre o mesmo.


Propriedades


A temperaturas extremamente baixas, nas vizinhanças do zero absoluto, a matéria exibe muitas propriedades extraordinárias, incluindo a supercondutividade, a superfluidez e condensação de Bose-Einstein. A fim de estudar tais fenômenos, os cientistas têm trabalhado na obtenção de temperaturas cada vez mais baixas. Até 2004, a temperatura mais baixa obtida para um condensado Bose-Einstein era de 450 pK, ou 4,5 ×10-12 K. Esta façanha foi realizada por Wolfggang Ketterle e colegas do MIT (A Leanhardt et al. 2003 Science 301 1513). A mais baixa temperatura já obtida foi de 250 pK, durante uma experiência de ordenação magnética nuclear no Laboratório de Baixas Temperaturas da Universidade de Tecnologia de Helsinki.

Superfluidez- consiste num estado anômalo de líquidos, de natureza quântica, que se encontram sob uma temperatura muito baixa, de tal forma que este estado apresenta as seguintes características :

  • Viscosidade nula ou quase nula (superfluidez)

  • Transmissão de calor anormalmente elevada




Condensação de Bose-Einstein- é uma fase da matéria formada por bósons a uma temperatura muito próxima do sero absoluto. Nestas condições, uma grande fracção de átomos atinge o mais baixo estado quântico, e nestas condições os efeitos quânticos podem ser observados à escala macroscópica. A existência deste estado da matéria como consequência da mecânica quântica foi inicialmente prevista por Albert Einstein em 1925, no seguimento do trabalho efetuado por Satyendra Nath bose. O primeiro condensado deste tipo foi produzido setenta anos mais tarde por Eric Cornell e Carl Wieman em 1995, na Universidade de Colorado em Boulder, usando um gás de átomos de rubídio arrefecido a 170 nanokelvins(nK).

Bósons - são partículas que possuem spin inteiro e obedecem à estatística de Bose-Einstein. Têm este nome em homenagem ao físico indiano Satyendra Nath Bose.

Em mecânica quântica o termo spin associa-se, sem rigor, às possíveis orientações que partículas subatômicas carregadas como protons, eletrons e alguns núcleos atómicos podem apresentar quando imersas em um campo magnético.

Réaumur (°Ré)- a unidade desta escala, o grau Réaumur, vale 4/5 de 1 grau Celsius e tem o mesmo zero que o grau Celsius. Seu símbolo é °R.


Rankine  ( °Ra)- Como a escala Kelvin, o 0R (Rankine) é o zero absoluto, mas as variações em graus Fahrenheit são utilizadas. Assim, a variação de um grau R equivale a variação de um grau F.

. Convertendo-se, por exemplo, 0R vale -459,67 °F.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification